Nesta quarta-feira (20/09), São Caetano do Sul ganhou 100 novas árvores no Bairro Fundação. O plantio é uma iniciativa do projeto “Verdejando”, da TV Globo, que chega à cidade por meio de uma parceria com a Prefeitura.

As árvores, todas espécies da Mata Atlântica, foram plantadas na Avenida do Estado, beirando ao Rio Tamanduateí, criando assim o Corredor da Biodiversidade. “Agora, ao longo dos próximos anos, vamos estender esse corredor por toda a extensão da avenida entre os Bairros Fundação e Prosperidade”, afirma o vice-prefeito Beto Vidoski.

Também foi feito pela Prefeitura, através da Seohab (Secretaria de Obras e Habitação), um jardim de chuva ao longo do trecho. Com camadas de drenagem, a intenção é diminuir a impermeabilização do solo, fazendo a  água ser absorvida pela terra.

“Vamos monitorar o funcionamento desse jardim, para também promover sua ampliação”, diz o secretário da Seohab, Enio Moro Júnior. Das árvores plantadas, 70 foram fornecidas pela Prefeitura de São Caetano do Sul e 30 pela TV Globo.

PLANO MUNICIPAL

São Caetano do Sul conta com o Plano de Arborização Urbana criado por lei em 2011. De lá para cá, toda política de arborização atende a essa lei, que prevê inclusive quais espécies (sempre da Mata Atlântica) devem ser plantadas.

Assim que a lei foi criada houve uma ação inicial de plantio de 1.500 árvores. São exemplares adquiridos pela Prefeitura ou recebidos de empresas como forma de compensação ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here