No mês de outubro, a USCA, Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente Amabili Moretto Furlan, da Prefeitura de São Caetano do Sul, está abrindo grupos de tratamento de diabetes infantil e obesidade. O grupo de diabetes começou no dia 6; o de obesidade (chamado de “Vida Saudável”), se iniciará no dia 20. As reuniões serão mensais e abertas a pacientes e famílias. Os grupos são coordenados pela médica Camila Richieri Gomes, especialista em Endocrinologia Pediátrica e coordenadora da USCA, e tem a participação de psicólogo, nutricionista e enfermeiro.

Nas rodas de conversa realizadas com a presença desses especialistas serão abordadas questões, como, por exemplo, orientações nutricionais, adoção de hábitos saudáveis, atividade física e opções de tratamento.  “O objetivo é oferecer suporte terapêutico e psicológico aos pacientes e suas famílias”, diz endocrinologista, destacando que o próprio grupo atua como elemento de apoio e disseminação de informações.  “O vínculo que se cria entre os pais também colabora no tratamento. As famílias compartilham os problemas que enfrentam e como encontram soluções”, diz a dra. Camila.

Podem participar dos grupos as crianças e adolescentes que já são pacientes da USCA, após encaminhamento de uma das unidades básicas de saúde do município.

SOBRE A USCA:

Inaugurada em 2006 e localizada à Rua Goitacazes, 301, centro de São Caetano, a USCA é uma unidade de saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul que atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos em diversas especialidades da área de saúde. Seu corpo clínico é composto por médicos hebiatras (médico especializado em adolescência) e pediatras com especialização em Neurologia, Endocrinologia, Reumatologia, Cardiologia, Nefrologia e Psiquiatria. Conta também com assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeira e auxiliar de enfermagem.

A saúde mental da USCA atende crianças e adolescentes com demandas psicológicas em geral, dificuldades de aprendizado, bem como oferece programas direcionados aos adolescentes em conflito com a lei e crianças e adolescentes vítimas de violência.

SERVIÇO

Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente Amabili Moretto Furlan Rua Goitacazes, 301 – Centro – São Caetano do Sul – Telefone: 4224-6063

Horário de atendimento: Das 7h às 17h (segunda a sexta-feira)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here