O poder Legislativo de São Caetano do Sul promoverá no próximo sábado (21/10), no Salão Nobre Professor Roberto Manzo, no Edifício Prefeito Oswaldo Samuel Massei (Avenida Goiás, 600 – 1º andar), a entrega de 69 medalhas que homenageiam cidadãos com “espírito autonomista”. Será um dos maiores eventos promovidos pela Câmara com o intuito do resgate da memória do município e reconhecimento das personalidades que contribuem para o desenvolvimento econômico e social de São Caetano.

“O evento terá magnitude histórica e promoverá encontro de grandes lideranças, especialmente do setor produtivo da cidade, da cadeia econômica que impulsiona o desenvolvimento de São Caetano. Foi um trabalho de garimpar as personalidades que marcaram positivamente os segmentos em que elas atuam”, explica o presidente da Câmara, vereador Pio Mielo (PMDB).

O objetivo é promover o resgaste da história de São Caetano, por meio do Movimento Autonomista e, inclusive, reconhecer as personalidades pelos trabalhos desenvolvidos em prol da comunidade. Para a concessão da honraria, foram observadas características de liderança, empreendedorismo, bravura, ousadia, solidariedade e generosidade com o município.

“Houve critérios técnicos para a escolha dos homenageados, uma comissão formada por membros do Legislativo, do Executivo e do Grupo de Amigos do Movimento Autonomista (GAMA) escolheu as 69 pessoas que receberão a medalha. Trabalhamos na perspectiva de fazer história por meio desta ação, lembrando de perfis que atuam em todos os setores da sociedade de São Caetano”, observa Pio.

História – O Movimento autonomista de São Caetano do Sul foi personificado na figura de 95 líderes. A mobilização gerou abaixo-assinado composto por 5.197 assinaturas enviado à Assembleia Legislativa solicitando a realização do plebiscito, que culminou na emancipação, em 24 de outubro de 1948.

No dia 1° de janeiro de 1949, o então governador de São Paulo, Adhemar de Barros, homologou a criação do município. O primeiro prefeito, Ângelo Raphael Pellegrino, tomou posse em 3 de abril de 1949, junto dos 21 vereadores da primeira legislatura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here