O Consórcio Intermunicipal do ABC foi selecionado para integrar o Programa Internacional de Cooperação Urbana da União Europeia. A iniciativa tem como objetivo permitir acordos de intercâmbio com países europeus que auxiliem na implementação de projetos voltados à sustentabilidade e à mobilidade.

A entidade já protocolou três solicitações no programa. Entre estas solicitações estão compartilhar experiências com as cidades que formam a metrópole de Paris, na França, sobre metrô e transportes sobre trilhos, aprender sobre técnicas de drenagem com a Holanda, que possui grande parte do seu território abaixo do nível do mar e trocar experiências sobre governança regional com a região do Vale do Ruhr, na Alemanha.

A União Europeia ainda não informou quais iniciativas foram aprovadas, pois elas dependem da aceitação de cada cidade. Caso nenhuma seja aprovada o próprio programa buscará pontos em comum entre as cidades envolvidas.

O edital do programa informa que seis áreas possuem prioridade para receber cooperação entre as cidades, entre elas estão mobilidade sustentável, gestão de água, construções sustentáveis, o planejamento urbano de baixo carbono, gestão de resíduos sólidos e uso de energia sustentável

Além do consórcio outros municípios brasileiros também foram selecionados, como Belo Horizonte, em Minas Gerais, Araripina, no Pernambuco, Benedito Novo, em Santa Catarina, São Leopoldo, no Rio Grande do Sul e Vitória, no Espírito Santo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here