Alunos da EME Professora Alcina Dantas Feijão foi a campeã da 5ª Etapa do Desafio BM&F Bovespa 2017

Uma equipe de alunos da EME Professora Alcina Dantas Feijão foi a campeã da 5ª Etapa do Desafio BM&F Bovespa 2017. A competição educativa, promovida pela Bolsa de Valores de São Paulo, simula o mercado de capitais e tem o objetivo de ensinar aos alunos do Ensino Médio das redes pública e privada de todo o estado, como ela funciona. A grande final ocorrerá no próximo sábado (28/10). Participam da equipe os alunos Eric Lecard Kakuda, Lucas Barbosa Torres, Giulia Simões Guardia, Marilina Alves Fortaleza e Felipe Alberto Protázio.

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESTÁ NO CURRÍCULO

Segundo dados do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, divulgados em julho deste ano, 61 milhões de brasileiros – quatro de cada dez adultos – estão com dívidas em atraso. Nesse cenário econômico, a Educação Financeira ganha ainda maior importância.

“A Educação Financeira tem se tornado cada vez mais relevante na vida de todas as pessoas e não somente para aqueles que atuam no setor. Esse conhecimento também é importante para todas as famílias que querem decidir como estabilizar o seu orçamento, comprar uma casa, investir na educação dos filhos ou planejar a aposentadoria”, diz a secretária da Educação, Janice Paulino César.

Nas escolas de São Caetano do Sul, já no Ensino Fundamental os alunos começam a ter noções de Educação Financeira. “O conteúdo é desenvolvido na disciplina de Matemática. Alguns conhecimentos são ministrados em forma de projetos e outros como atividades e sequências didáticas e pedagógicas”, diz  Janice César.

No Ensino Médio, projetos e palestras complementam a formação. No dia 21 de setembro, a EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer recebeu o palestrante Olavo de Azevedo Souza, profissional do mercado financeiro. Ele proferiu palestra aberta a pais e alunos de todas as classes de Ensino Médio abordando Finanças Pessoais e enfocando, principalmente, as causas do endividamento e como se prevenir do problema.

Segundo o professor Armando Pereira, coordenador do Ensino Médio, esses temas são abordados, regularmente, no terceiro ano do Ensino Médio, no conteúdo de Matemática Financeira – disciplina que é denominada pela escola como “Educação Financeira”, pois se insere em um contexto mais amplo de aprendizado prático.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here