Os vereadores de São Caetano do Sul aprovaram, nesta terça-feira (28/11), a peça orçamentária para o exercício de 2018. A previsão é arrecadar R$ 1,45 bilhão, incluindo as administrações direta e indireta. As 12 emendas apresentadas pelos vereadores Jander Lira (PP) e Chico Bento (PP) foram rejeitadas em plenário, e os parlamentares aprovaram o texto original, enviado pelo Executivo.

Pio Mielo (PMDB) conduziu os trabalhos na Casa de Leis e defendeu a aceitação do projeto na íntegra. “Temos o remanejamento de 50% se alguma situação emergencial ocorrer. Também destaco a preocupação do prefeito em planejar percentuais para os setores de Saúde e Educação acima dos estabelecidos em lei”, disse o chefe do Legislativo, após intenso debate entre os vereadores.

“Apresentamos um orçamento factível e real. É a primeira peça preparada pela atual Administração. O planejamento é sério, feita por uma equipe técnica financeira qualificada”, observou o líder de Governo, Tite Campanella (PPS). A mesma opinião é compartilhada por César Oliva (PR), que também defendeu “a mobilidade de 50% do orçamento como ferramenta para possíveis ajustes no decorrer da execução orçamentária”.

Edison Parra (PSB) elogiou os estudos feitos pela bancada do Partido Progressista (PP), que apresentou 12 emendas ao texto, que foram reprovadas, mas, inclusive, observou a possibilidade do remanejamento caso haja alterações na arrecadação, possibilitadas por melhorias na economia nacional.

Sidnei Bezzera da Silva (PMDB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, enalteceu o debate entre os parlamentares que propuseram o aperfeiçoamento do projeto por emendas, avaliadas de forma técnica, fato que revela, segundo ele, “independência e qualificação do Legislativo, construída ao longo das últimas décadas”.

Aprovado o orçamento para 2018, o vereador Jander Lira comentou o resultado da votação depois ver suas emendas rejeitadas. “Agradeço os que votaram contra e a favor. Aprovado o orçamento, cabe a nós fiscalizar para que o dinheiro seja aplicado em melhorias para a cidade”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here